Ads Top

Resenha | Para Toda a Eternidade



Após encantar os leitores e mudar mentes com sua perspectiva sobre a forma que encaramos a morte no mundo ocidental em seu livro ''Confissões do Crematório'', a agente funerária Caitlin Doughty nos leva em uma viagem ao redor do mundo para estudar a morte e ritos funerais de culturas muito diferentes das nossa em seu livro ''Para Toda a Eternidade'', publicado no Brasil pela Darkside Books.

Indo de funerais alternativos nos EUA para a Indonésia, Japão, Bolívia e diversos outros países, somos apresentados a costumes tão diferentes dos nossos que se torna praticamente impossível imaginar esses hábitos no mundo ocidental.

Indo de funerais high-tech, compostagem humana até desenterro de cadáveres anos após o falecimento, a autora nos mostra que a nossa cultura parece tão estranha para esses povos quanto a deles para nós, e que essas sociedades, por mais “absurdas” que sejam aos nossos olhos muitas vezes encaram a morte de forma mais saudável que nós encaramos.

É interessante observar como não só a escrita de Caitlin amadureceu, como seu próprio trabalho. Se em ''Confissões do Crematório'' somos apresentados a uma jovem descobrindo uma profissão em meio aos mortos, em “Para toda a Eternidade” temos uma das maiores profissionais do ramo mortuário do mundo, com ideias que divergem de basicamente todos profissionais da área.

Caitlin defende a forma que essas culturas cuidam de seus mortos e que nós deveríamos observar e aprender com eles. A questão de ter tempo com o corpo do ente querido, de você mesmo preparar esse corpo e decidir como quer se despedir são ideias não ortodoxas que a autora acredita e dissemina. O capítulo que ela fala sobre a agência funeral que ela é dona é lindo demais. Uma super dica é, leia o livro e pesquise no Google os lugares e tradições que a autora nos conta, é supreendente!

A edição da Darkside Books é linda demais, com os detalhes da capa em alto relevo, corte azul e ilustrações maravilhosas sobre as viagens de Caitlin. O livro possui uma fita marcadora de páginas azul, uma carta de tarô colecionável e, comprando pelo site da editora, um caderno sem pauta com uma ilustração sensacional na capa.

Com menos humor do que o livro anterior, “Para toda a Eternidade” é a versão de Caitlin Doughty de “A volta ao mundo em 80 dias”. É uma imersão cultural e antropológica guiada com muito respeito e mente aberta a lugares e costumes muito diferentes dos nossos, seja em países exóticos ou até mesmo próximos de nós. É uma viajem imperdível, que faz pensar sobre vida, morte e existência.

Você pode adquirir o livro no site da editora, bem aqui!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.